sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Pessoa com deficiência.

Olá pessoal, recebi este e-mail agora a pouco e achei interessante dividi-lo com mais pessoas...

Texto publicado no portal luteranos sobre terminologia:

Pessoa COM Deficiência


Conforme Sassaki, consultor de inclusão, o uso do termo portador de deficiência (e suas flexões no feminino e no plural), tornou-se bastante popular, acentuadamente entre 1986 a 1996.
Contudo, “pessoas com deficiência vêm ponderando que elas não portam deficiência; que a deficiência que elas têm não é como coisas que às vezes portamos e às vezes não portamos (por exemplo, um documento de identidade, um guarda-chuva). O termo preferido passou a ser pessoa com deficiência.” (SASSAKI, Romeu Kazumi. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. In: VIVARTA, Veet (coord.). Mídia e deficiência. Brasília: Andi/Fundação Banco do Brasil, 2003, p. 160-165).
Em conformidade com esta reflexão, foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 5 de novembro, a portaria n° 2.344 de 3 de novembro, da Secretaria de Direitos Humanos, seguindo resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CONADE, atualizando a nomenclatura em relação às pessoas com deficiência no âmbito da administração federal.
Assim, espera-se que a sociedade como um todo venha a utilizar o termo PESSOA COM DEFICIÊNCIA, pois se entende que o processo de inclusão se dá também no momento que utilizamos a terminologia que as próprias pessoas com deficiência defendem.


Então vamos exercitar o direito do próximo.... beju a até depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário